POTENCIAL DO REJEITO DE LÍTIO PARA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS CERÂMICOS: AGREGANDO VALOR E DIVERSIFICANDO MERCADO
Docente Responsável
Profª. Drª Carolina Del Roveri
Sobre o projeto
O lítio é um minério em alta na atualidade, por conta de suas aplicações voltadas para a fabricação de baterias e compostos eletroeletrônicos. Porém, a mineração de lítio traz muito mais que os minerais de minério: traz os minerais de ganga, que não apresentam uso direto para as mesmas aplicações e acarretam em aumento de custo na planta de beneficiamento, pois precisam ser separados das fases que interessam para a concentração. Este trabalho visa caracterizar o rejeito da explotação de lítio em corpos pegmatíticos, na região de Nazareno, MG, buscando sua aplicação na fabricação de produtos cerâmicos, em especial porcelanatos e esmaltes. Para direcionar os ensaios tecnológicos de aplicação, as amostras de rejeito serão caracterizadas do ponto de vista químico-mineralógico (por fluorescência e difração de raios X), petrografia e granulometria (incluindo ensaios granuloquímicos). Os ensaios tecnológicos consistirão na preparação de corpos de prova, que serão queimados em temperaturas diversas e caracterizados antes e depois da queima, quanto às principais propriedades cerâmicas. Espera-se ao fim dos ensaios poder direcionar os rejeitos para aplicações nobres na fabricação de porcelanatos e esmaltes cerâmicos, agregando valor ao mesmo e contribuindo com a diminuição dos impactos ambientais. Além disso, pretende-se diversificar o mercado de aplicação para os produtos minerais da região e gerar conhecimento para fomentar o uso de matérias-primas nacionais com substitutas a materiais importados..
Objetivo geral
Caracterizar o rejeito da explotação de lítio em corpos pegmatíticos, na região de Nazareno, MG, buscando sua aplicação na fabricação de produtos cerâmicos, em especial porcelanatos e esmaltes.
Equipe
- Carolina Del Roveri
- Fabiano Cabañas Navarro
- Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães
- Sylma C Maestrelli
- Matheus Fernando Ancelmi
- Tania R. Giraldi
Requisitos e Desejáveis
- Ter cursado Geologia (pré-requisito)
- Ter cursado Fundamentos de Mineração (desejável)
Empresas parceiras
- FAPEMIG
Como participar
Enviar email para carolina.roveri@unifal-mg.edu.br
Graduada em Geologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Doutora em Geologia Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências/IGCE/UNESP. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Matérias Primas, Reutilização de Rejeitos de Mineração, Materiais Cerâmicos e Caracterização Tecnológica de Minérios, assim como na área de Educação, com ênfase em Metodologias Ativas. Desenvolve projetos de extensão voltados para a divulgação científica.