DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA CONTÍNUO EM REATOR DE LEITO ESTRUTURADO PARA BIOSSORÇÃO DE FOSFATO
Docente Responsável
Profª. Drª Renata Piacentini Rodriguez
Sobre o projeto
O fósforo é um nutriente de fontes finitas encontrado naturalmente na composição de rochas fosfáticas, sendo liberado para o meio ambiente de maneira natural através de processos intempéricos como chuva, sol e vento sobre as rochas. Após disponível no meio ambiente na forma de íon fosfato, tal composto é utilizado pelos vegetais para a realização de atividades metabólicas e, posteriormente, transferido para outros organismos via cadeia alimentar. Os compostos fosfatados de origem antrópica são oriundos de drenagens de fertilizantes agrícolas, esgotos municipais, efluentes industriais e rejeitos de minas. O acúmulo de tais compostos em águas superficiais é o principal responsável pela eutrofização, que proporciona o aumento do crescimento do fitoplâncton e, consequentemente, o aumento da turbidez de água. Com o aumento da turbidez, a entrada de luz solar fica comprometida, impossibilitando a realização da fotossíntese pelas algas aquáticas, que acabam por morrer e entram em decomposição. A perda da vegetação aquática acarreta a diminuição do alimento, a perda de habitats e a redução drástica dos níveis de oxigênio. Diante desse cenário, se faz necessário a remoção de compostos fosfatados de águas residuárias, sendo a remoção possível por métodos químicos (precipitação química e adsorção) ou biológicos (sistemas bacterianos, uso de macroalgas e microalgas, e biossorção).
Objetivo geral
Desenvolver sistemas contínuos de reatores de leito estruturado, composto de pastilhas biossorventes, obtidas a partir de lodo anaeróbio estabilizado, proveniente de estações de tratamento de esgotos domésticos para remoção de fosfato de efluente municipal.
Requisitos e Desejáveis
- Disponibilidade de 15h a 20h semanais
- Interesse científico e motivação para se desafiar em novas áreas do conhecimento
Empresas parceiras
- Projeto financiado pela FAPEMIG
Como participar
Enviar email para renata.rodirguez@unifal-mg.edu.br
Doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo e Mestre em Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em processos de tratamento de efluentes, com ênfase na produção de bioenergia por meio de processo anaeróbios e na remoção de metais utilizando biosorventes. Atuou como pesquisadora visitante do Argonne National Laboratory em pesquisas envolvendo o ciclo do ferro e enxofre em sistemas acidogênicos em parceria com o grupo de Biogeoquímica Ambiental. É coordenadora do projeto Ciência, coisa de menina, onde desenvolve atividades nas áreas STEM com estudantes de ensino médio em Poços de Caldas. É uma das idealizadoras do canal Cienplifica para divulgação da ciência no Youtube e coordenadora do Pod Poços de Caldas 500 Mulheres Cientistas. Canal Ciên𝓅𝓁𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶: https://youtube.com/@Cienplifica