BIOMINERALIZAÇÃO EM CONCRETOS DE PÓS REATIVOS POR MEIO DA BACTÉRIA ‘LYSINIBACILLUS SPHAERICUS’
Docente Responsável
Profª. Drª Sylma Carvalho Maestrelli
Sobre o projeto
O projeto de pesquisa apresenta uma relevância ambiental significativa uma vez que possui o intuito de reduzir os impactos ambientais causados pela produção e uso extensivo de materiais cimentícios, bem como suas matérias primas, elevando, ao mesmo tempo, a sustentabilidade e qualidade na produção de concretos. Já no âmbito econômico, a relevância e justificativa se aplicam à redução da necessidade de reparos e substituições de peças de alvenaria causadas pelo surgimento de fissuras, devido a ação das bactérias no processo de preenchimento das fissuras. Conforme Zhu et al. (2015) descreve, a utilização de micro-organismos na remediação de concretos, reduz o nível de poluição gerada, o valor da mão-de-obra, aumenta a durabilidade do material e promove a redução da absorção e da permeabilidade à água (ACHAL et al., 2015; CHAURASIA et al., 2019; LI et al., 2019). Desse modo, o projeto pode trazer impactos positivos sob o ponto de vista econômico, principalmente no que se refere ao menor custo de manutenção e maior durabilidade de estruturas baseadas na utilização de argamassas, e sob o ponto de vista ambiental, já que propõe estudar a inserção de bactérias como agentes biomineralizados para autocura, ao invés de produtos químicos que afetam negativamente o meio ambiente.
Objetivo geral
Este projeto de pesquisa pretende investigar a ação da bactéria Lysinibacillus sphaericus como agente biomineralizador no preenchimento de fissuras por meio da biomineralização resultante de seu processo metabólico.
Requisitos e Desejáveis
O discente deverá ter, no mínimo 12 horas (inicialmente) disponíveis para o desenvolvimento do projeto e interesse pela área de engenharia civil e materiais.
Empresas parceiras
- FZEA – USP
O projeto estará vinculado a uma pesquisa de doutorado e o discente trabalhará com um aluno de doutorado, além de outros membros do grupo de pesquisa em concretos.
Como participar
Enviar email para sylma.maestrelli@unifal-mg.edu.br
Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (DEMa/UFSCar) e especialização em Engenharia Cerâmica pelo Centro Cerâmico de Bologna – Itália. Em 2009 tornou-se professora da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas e desde 2010 atua no PPGCEM da mesma universidade. Atua no desenvolvimento de cerâmicas porosas aplicadas à despoluição de águas (semicondutores) e de suportes de reatores para imobilização enzimática. Tem desenvolvido pesquisas voltadas à nanotecnologia, trabalhando com moagem de alta energia, flash sintering e two steps sintering. Possui projetos na área de compósitos cerâmica/polímero e em concretos de construção civil (otimização de formulações, substituição de matérias primas e biomineralização).