Engenharia de Minas

ZONEAMENTO AGROGEOLÓGICO NA REGIÃO CENTRO-LESTE PAULISTA E SUL MINEIRO: O POTENCIAL DE AGROMINERAIS SILICÁTICOS COMO FONTE DE REMINERALIZADORES

Docente Responsável

Profª. Drª Ana Olívia Barufi Franco de Magalhães

Sobre o projeto

O projeto propõe o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas para aproveitamento de finos de pedreira como uso em remineralizadores de solo. A busca por práticas de mineração sustentável e economia circular têm exigido cada vez mais que as empresas se adequem ao cenário atual de aproveitamento máximo das matérias-primas minerais.

O Brasil é um país cuja demanda por fertilizantes tem aumentado exponencialmente a cada ano, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Nosso país ocupa a quarta posição mundial do consumo global de fertilizantes, representando cerca de 8% deste mercado, sendo o potássio o principal nutriente utilizado pelos produtores nacionais (38%), seguido de fósforo (33%) e nitrogênio (29%.). Além disso, mais de 85% dos fertilizantes utilizados no país são importados, deixando o setor vulnerável às oscilações do mercado internacional de fertilizantes por não ser autossuficiente.

Neste sentido, este projeto visa buscar fontes alternativas de fertilizantes de forma a minimizar o impacto da dependência externa por esta comoditie.

Objetivo geral

Avaliar o potencial do rejeito da mineração de agregados para construção civil como remineralizador de solo.

Requisitos e Desejáveis

  • O discente deve gostar de Geologia, Mineralogia, Caracterização de minérios, Beneficiamento de minérios, e deve gostar de experimentos em laboratório.

Empresas parceiras

  • Empresas de agregados para a construção civil da região centro-leste paulista e sul mineiro.

Como participar

Enviar email para ana.magalhaes@unifal-mg.edu.br ou então presencialmente na Universidade (na minha sala, antes ou após as aulas, etc.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *