EducaçãoEngenharia de Produção

ANÁLISE CRÍTICA DOS CURRÍCULOS DE CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E PROPOSTA PARA MODERNIZAÇÃO E INCORPORAÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS

Docente Responsável

Profª. Drª Marina Gomes Murta Moreno

Sobre o projeto

O projeto visa realizar uma análise crítica dos currículos dos cursos de EP de universidades brasileiras, identificando seus pontos fortes e lacunas em relação às demandas contemporâneas. Propõe-se a elaboração de uma estrutura para a modernização e incorporação de novas tendências nos currículos, buscando aprimorar a formação dos futuros engenheiros e fortalecer a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento econômico e sustentável do país.

O projeto se justifica frente às constantes mudanças nas formas de trabalhar e de produzir, impulsionadas por avanços tecnológicos e desafios socioeconômicos e ambientais, sendo essencial que os cursos de engenharia acompanhem essas transformações e preparem os estudantes para enfrentar os desafios atuais e futuros. A modernização dos cursos de engenharia permitirá que as universidades ofereçam uma formação atualizada e alinhada com as necessidades das organizações e da sociedade.

Trata-se de um estudo com previsão de aplicação de métodos como análises bibliométricas, revisões sistemáticas da literatura e análise de conteúdo de dados secundários, coletados com base em projetos pedagógicos, matrizes curriculares e programas de ensino de cursos de engenharia de produção de universidades brasileiras. O projeto tem a previsão de ocorrer ao longo de 3 anos (2025-2027).

Objetivo geral

Realizar uma análise crítica dos currículos de cursos de EP de universidades brasileiras e desenvolver propostas de modernização.

Requisitos e Desejáveis

  • Vontade de aprender e de desenvolver habilidades técnico-científicas

Como participar

Caso queira fazer parte deste projeto com enfoque em modernização dos currículos dos cursos de engenharia, entre em contato pelo email marina.moreno@unifal-mg.edu.br ou preencha o formulário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *