ESTUDO DE MATERIAIS A BASE DE CARBONO E SUA APLICAÇÃO NA ADSORÇÃO E FOTODEGRADAÇÃO DE CONTAMINANTES ORGÂNICOS EM SISTEMAS AQUOSOS
Docente Responsável
Prof. Dr. Roberto Bertholdo
Sobre o projeto
A contaminação de águas por substâncias químicas é um problema crescente no Brasil que vem atingindo níveis alarmantes, pois estudos apontam que estes contaminantes já estão chegando pelas torneiras das casas em níveis de concentração muito além dos permitidos. Esses contaminantes abrangem principalmente os fármacos, hormônios sintéticos, metais e compostos orgânicos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Embora tenham toxicidade elevada, a concentração destas espécies na superfície da água é baixa, dificultando a determinação por técnicas analíticas e tornando necessário um tratamento de pré-concentração. Neste sentido, uma alternativa para a pré-concentração de espécies contaminantes é através da utilização de materiais adsorvedores, sendo que as características químicas destes materiais, associados ao fato de possuírem uma alta área superficial, são determinantes para sua utilização com esta finalidade. Embora os materiais de carbono já sejam reconhecidamente bons adsorvedores, novos materiais a base de carbono podem apresentar características e propriedades inovadoras no processo de adsorção. Dentre eles, o carbono grafítico obtido a partir da utilização de ferroceno como catalisador apresenta propriedades físico-químicas e magnéticas que o tornam muito atrativo na utilização como adsorvente de contaminantes emergentes, já que o mesmo pode ser facilmente separado do meio contaminado por magnetismo e reutilizado em outros processos de adsorção. Além do potencial adsortivo e magnético do carbono grafítico contendo óxidos de ferro, este material também mostrou-se promissor na fotodegradação de moléculas orgânicas como a atrazina e o azul de metileno. Portanto, o estudo de tais materiais com potencial aplicação na área ambiental é atraente e promissora.
Objetivo geral
Estudar a síntese de novos materiais a base de carbono contendo óxidos metálicos e vislumbrar a sua aplicação na pré-concentração ou remoção de moléculas orgânicas contaminantes em sistemas aquosos por adsorção ou por fotodegradação, respectivamente.
Requisitos e Desejáveis
Conhecimentos básicos das técnicas de laboratório de química e qualidades como responsabilidade, interesse e pró-atividade.
Empresas parceiras
- FAPEMIG
- CAPES
- MCTI/FINEP
Projeto na mídia
www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0013935122023817
Como participar
Enviar email para roberto.bertholdo@unifal-mg.edu.br
Graduado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2005) com período sanduíche na Université Montpellier II – França (2003-2004). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Química de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: nanotecnologia, nanoquímica, sistemas nanoestruturados, nanotubos de carbono, resinas fenólicas, catálise e fotocatálise, adsorção, síntese template, materiais mesoporosos, processo sol-gel, cristais coloidais, cristais fotônicos, vidros e vitrocerâmicas.